Boas Vindas
atendente

Notícias

DAE de Sumaré anuncia melhorias no sistema de captação de água do Rio Atibaia Sumaré

A estação de captação de água bruta do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré situada no Rio Atibaia passa a operar, a partir de agora, com maior capacidade de bombeamento, que cresceu em torno de 100 litros por segundo, passando para um limite potencial de 600. A melhoria, que representa maior tranquilidade de operação para todo o sistema como um todo, deve-se às ações de manutenção das bombas e à entrada em funcionamento definitivo da bomba de número 5, antes “na reserva” – o que trouxe maior eficiência potencial ao bombeamento da água do rio até a ETA 2 (Estação de Tratamento de Água), do Parque Itália.

“Assim, a captação de água para o tratamento na ETA está sendo executada de forma adequada, ocasionando uma uniformização das vazões a serem distribuídas, ainda que operando abaixo deste novo limite potencial”, explicou o presidente da autarquia municipal, Valmir Ferreira da Silva.

Segundo o presidente, em um futuro próximo, será feito o desvio do fluxo da adutora de água bruta atual para uma nova adutora, na qual será instalado um medidor de vazão, o que vai contribuir para ações de controle de perdas de água. Por consequência, serão feitas pequenas adequações nos filtros da ETA, para aumentar a eficiência e ampliar a capacidade de tratamento da própria Estação em mais litros por segundo – para até 750 litros.

Silva disse que a autarquia está empenhada em realizar ações que garantam uma maior capacidade de captação e tratamento de água no município.

“Estamos tomando medidas como forma de adequar o sistema, com a instalação e funcionamento da 5ª bomba, que estava em reserva, assim garantindo, se necessário, um fluxo de água no canal de bombeamento na captação, garantindo que as perdas de água bruta sejam menores”, afirmou Valmir.

Atualmente, o sistema de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água para a população de Sumaré conta com duas ETAs (Estações de Tratamento), pelas quais passam mais de 2 bilhões de litros por mês, em média. O volume médio de água tratada pela ETA 2, do Parque Itália, é de 330 litros por segundo, num total 28.512.000 litros dia ou 855.360 metros cúbicos por mês (cada metro cúbico equivale a 1.000 litros).

Esta água vem do Rio Atibaia. Já na ETA 1, no Centro, são tratados 560 litros por segundo, uma média de 45.108.205 litros por dia ou 1.263.029 metros cúbicos no mês. Neste caso, a água vem da Estação de Captação da Represa do Marcelo (incluindo a água do Horto).

  • imagem
    Represa do Marcelo - Depois
  • imagem
    Represa do Marcelo - Antes
  • imagem
    Cerca de 50 ‘caixas de inspeção’ serão reformadas pelo DAE
  • imagem
    Tecnologia do DAE é utilizada para detectar vazamento
  • imagem
    Equipe do DAE instala nova adutora
  • imagem
    DAE faz reparos em avenidas importantes
  • imagem
    DAE desvia rede de esgoto para conservar represa
  • imagem
    DAE realiza operação “tapa buraco”
  • imagem
    Adutora rompe na Av. da Amizade
  • imagem
    DAE faz manutenção em praças do Centro
  • DAE Sede:
    (19) 3873.8730
    DAE Nova Veneza:
    (19) 3864-1811
    DAE Matão:
    (19) 3864-9448
    DAE Denadai:
    (19) 3864-9566
    ETA II:
    (19) 3864-2060
  • Rua Emílio Leão Brambilla, 300
    Vila Menuzzo Sumaré/SP
    CEP - 13.171.480
    DAE Sumaré Todos os direitos reservados
logo rodape

DAE Sumaré Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Novidade Comunicação